Filhotes de cães e gatos - Canil e Gatil

Notícias

O pó de casca de ovo

O pó de casca de ovo 

O que é e para que serve?
O pó de casca de ovo é um suplemento de cálcio que você mesmo pode fazer em casa, sem gastar nada além de cascas de ovos que seriam descartadas.  O pó de casca de ovo não é necessário na Alimentação Natural à base de meaty bones (carnes contendo ossos, como o pescoço e a asa de frango), já que nesse tipo de dieta o cálcio presente nos ossos supre os requerimentos diários desse mineral.

Mas pode ser usado em dietas caseiras cruas ou cozidas que não contenham ossos ou outra fonte de cálcio.  Nesses casos, o pó pode ser usado sobre carnes sem ossos, vísceras e ovos como forma de garantir que o cão ou gato ingira quantidades equilibradas de fósforo (mineral abundante nas carnes, vísceras e ovos) e de cálcio.  O equilíbrio na relação cálcio-fósforo favorece o metabolismo de ambos os minerais no organismo.

AMICHETTI OVERBULLYQuanto oferecer?
Depende de quanta carne (sem ossos), vísceras e ovos  o pet vai receber. Existe uma regrinha bem básica que estipula que 1/2 colher de chá de pó de casca de ovo fornece cálcio suficiente para 250 gramas de carne desossada.  Essa regrinha costuma ser empregada sem problemas, até porque um pouquinho de cálcio a menos ou a mais não deve fazer mal aos pets saudáveis. Na verdade, o organismo tolera muito melhor uma leve deficiência de cálcio do que o excesso desse mineral. O excesso de cálcio está relacionado a afecções osteoarticulares e à formação de certos tipos de cálculos urinários.

Entretanto, sempre que for possível, procure oferecer cálcio e fósforo na proporção de 1:1 ou 1.2/1.3 cálcio para 1 fósforo, segundo sugerem as novas diretrizes de nutrição para cães e gatos.

Uma colher de chá de pó de casca de ovo fornece 1,800mg de cálcio. Confira abaixo os teores médios de cálcio e de fósforo em 100 gramas de alguns alimentos e veja quanto pó de casca de ovo você deve oferecer para obter uma relação ideal (ex: 1:1) de cálcio e fósforo.

Carne de boi: 12mg de cálcio e 225mg de fósforo
Carne de cabrito: 10mg de cálcio e 168mg de fósforo
Carne de carneiro: 32mg de cálcio e 234mg de fósforo
Carne de coelho: 13mg de cálcio e 199mg de fósforo
Carne de frango: 2mg de cálcio e 200mg de fósforo
Carne de pato: 10mg de cálcio e 240mg de fósforo
Carne de peru (coxa): 9mg de cálcio e 168mg de fósforo
Coração de boi: 9mg de cálcio e 172mg de fósforo
Coração de galinha: 23mg de cálcio e 142mg de fósforo
Fígado de boi: 8mg de cálcio e 373mg de fósforo
Fígado de galinha: 16mg de cálcio e 240mg de fósforo
Língua de boi: 65mg de cálcio e 120mg de fósforo
Lombo de porco: 10mg de cálcio e 136mg de fósforo
Gema de ovo de galinha crua: 109mg de cálcio e 510mg de fósforo
Gema de ovo de galinha cozida: 123mg de cálcio e 500mg de fósforo
Ovo de galinha inteiro, cozido: 54mg de cálcio e 210mg de fósforo
Ovo de galinha inteiro, cru: 73mg de cálcio e 224mg de fósforo
Moela de galinha: 10mg de cálcio e 31mg de fósforo
Pescada: 62mg de cálcio e 205mg de fósforo
Rim de boi: 13mg de cálcio e 260mg de fósforo
Atum em conserva:  8mg de cálcio e 230mg de fósforo

Alimentos que dispensam suplementação de cálcio
Manjuba: 279mg de cálcio e 264mg de fósforo
Sardinha:  195mg de cálcio e 210mg de fósforo
Queijo-de-Minas frescal: 685mg de cálcio e 430mg de fósforo
Traíra: 645mg de cálcio e 225mg de fósforo
Iogurte: 120mg de cálcio e 100mg de fósforo

(Fonte: “Tabela de Composição Química dos Alimentos”, de Guilherme Franco, 9a edição, editora Atheneu, 2008.)

Como fazer o pó de casca de ovo
Acompanhe as figuras e as instruções abaixo e descubra como é simples, prático, rápido e econômico (além de ecológico!) produzir em casa o pó de casca de ovo!

 


1. Sabe aquelas cascas de ovos que sobram quando você faz bolo, omelete e pudim? Guarde-as e quando tiver um monte, use para fazer o pó de casca de ovo.

 


2. Deixe as cascas no forno elétrico ou convencional por 5 a 10 minutos, em potência média, para desidratá-las. Desta forma fica muito mais fácil pulverizá-las. Só tome cuidado para não deixá-las queimar.  Se estiver usando um forninho elétrico, ajuste o aparelho para que apenas a parte de baixo do forninho esquente - o calor vindo de cima e de baixo tostará as cascas.

 


3. Coloque as cascas desidratadas no liquidificador, mixer ou moedor de pimenta ou de café.  E bata até obter um pó bem fininho. Quanto mais fino, melhor.

 


4. Todas aquelas cascas viraram esse montinho de pó no fundo do copo.

 


5. Guarde o pó de casca de ovo em um recipiente seco e limpo, tampado e protegido do calor.  Algumas pessoas preferem guardá-lo em geladeira, mas acredito que, do ponto de vista da preservação do cálcio, tanto faz manter ou não refrigerado. Bem armazenado, o pó dura em média 3 meses.


Dica para potencializar a absorção do cálcio
Você sabia que o cálcio é melhor absorvido em um meio ácido? Para otimizar o aproveitamento do cálcio presente no pó de casca de ovo, pingue algumas gotas de limão sobre o pó adicionado a carnes, ovos e vísceras antes de oferecê-los ao pet.

Alternativas para cães maiores ou grande número de cães e gatos
“Mas eu tenho muitos pets / cães grandes, aí haja casca de ovo para fazer o pó!” Se esse é o seu caso, você tem duas opções:

1. Que tal experimentar a Alimentação Natural tradicional, composta majoritariamente por meaty bones (carnes contendo ossos)? Esse tipo de dieta dispensa a adição de cálcio, uma vez que os ossos suprem muito bem os requerimentos diários desse mineral.

2. Converse com o médico-veterinário sobre a possibilidade de oferecer outra fonte de cálcio, como o carbonato de cálcio, lactato de cálcio, glucanato de cálcio, dolomita, etc.

 

SAIBA MAIS:


 

  • CÃES    F:55 011 9386 8744 
  • GATOS F:55 011 8485 4545
  • GERAL  F:55 011 4684 1047


 

PETCLUBE

Amichettibullys & AMICAT´S Bengal Maine Coon Ragdoll Exótico

Villa Amichetti- Paraíso Ecológico- uma forma sustentável de ConViver.

Rod. Régis Bittencourt, km 334, apenas 40 min. de SP-Juquitiba .

Agende uma agradável visita para adquirir seu filhote e faça belo passeio no santuário ecológico com a  Mata Atlântica  preservada.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar