Filhotes de cães e gatos - Canil e Gatil

Notícias

Úlceras e gastrites

Úlceras e gastrites em cães e gatos

 

  Nos humanos, a queimação no estômago, a má digestão, a sensação de estufamento e as dores abdominais são indicativos de que alguma coisa está errada. Nos pets, os sintomas só serão identificados por meio do comportamento dos animais e, por isso, a prevenção é a melhor forma de evitar o risco de doenças. Algumas causas que resultam no aparecimento de úlceras e gastrites, entretanto, apresentam maior dificuldade de prevenção. Esse é o caso da herança genética e da gastrite provocada pela bactéria Helicobacter pylori.

  A médica veterinária Isabella Vincoletto explica que o estresse é uma das principais causas de gastrite, especialmente devido à redução da imunidade do animal, o que facilita a ação da bactéria Helicobacter pylori. "Essa bactéria destrói a proteção da mucosa do estômago, predispondo a lesões na parede do órgão. Além da alimentação balanceada, é importante não colocar o animal em situações de estresse e só medicá-lo quando estritamente necessário. O uso excessivo de anti-inflamatórios também contribui para o aparecimento da doença".

Sinais clínicos

  A lesão gástrica provoca dores abdominais, muitas vezes associadas a vômitos, perda de apetite e emagrecimento. O exame físico é pouco útil para o diagnóstico. É muito importante estar atento ao comportamento do animal e, no caso de alguma anormalidade, procurar um médico veterinário de sua confiança.

Diagnóstico

  O diagnóstico de úlceras e gastrites em cães e gatos é feito por meio de endoscopia. Quando necessário, pelo procedimento, também é feita coleta de material para biópsia.

Tratamento

  O tratamento de úlceras e gastrites em cães e gatos consiste no uso de medicamentos que aliviam os sinais clínicos do animal, além da eliminação da causa subjacente. Petprazol, da Vetnil, auxilia nesse tratamento e também nos casos de esofagite e hipersecreção gástrica. O produto também é um coadjuvante no tratamento de úlceras causadas pela bactéria Helicobacter pylori, uma vez que promove a supressão do crescimento do microorganismo.
SAIBA MAIS:

  • CÃES    F:55 011 9386 8744 
  • GATOS F:55 011 8485 4545
  • GERAL  F:55 011 4684 1047

PETCLUBE

Amichettibullys & AMICAT´S Bengal Maine Coon Ragdoll Exótico

Villa Amichetti- Paraíso Ecológico- uma forma sustentável de ConViver.

Rod. Régis Bittencourt, km 334, apenas 40 min. de SP-Juquitiba .

Agende uma agradável visita para adquirir seu filhote e faça belo passeio no santuário ecológico com a  Mata Atlântica  preservada.
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar