Filhotes de cães e gatos - Canil e Gatil

Notícias

Alimentação Natural

Alimentação Natural 

Alimentar o seu cachorro com comida crua faz Bem?


A maioria das pessoas alimenta os seus cachorros com a chamada comida própria para cachorro, que consiste num alimento de formato granulado composto por derivados de ingredientes como a carne, cereais e vegetais. Esta é a forma de alimentação mais recorrente no mundo canino, pois é, também a mais prática, assim como a mais barata, em muitos casos. Mas, até que ponto será ela a mais indicada para o seu animal?

A  qualidade dos granulados que fornecemos ao nosso cachorro dependerá, como é óbvio, da marca dos mesmos, pois há empresas, nomeadamente as premium, que oferecem uma oferta nutricional bem mais cuidada do que outras, por vezes mais baratas. No entanto, há uma coisa que todas essas marcas têm em comum: Os seus produtos são apenas derivados dos alimentos que anunciam. Como já todos devem saber, e quer gostem quer não, nada supera a qualidade do ingrediente original, e os derivados são apenas isso mesmo: derivados. A comida que vocês compram para os vossos cachorros, que é anunciada como sendo “de carne de vaca”, certamente que não é mesmo carne de vaca, nem sequer substitui o que o seu animal retiraria da ingestão de um verdadeiro naco de carne.

Porquê alimentos crus? Os alimentos crus são a única forma do seu cão absorver todos os nutrientes que, originalmente, correspondem a esses mesmos alimentos, e que tão vitais são na manutenção da saúde dos cachorros. Os alimentos que são vendidos como sendo comida para cachorros, são alimentos que sofreram inúmeras transformações, durante o seu processo de confecção e, por isso, são incapazes de substituir os valores nutricionais da carne e dos legumes, o que, a médio/longo prazo, contribuirá para uma possível saúde mais debilitada, por parte do seu cachorro.

Forneceram uma refeição crua aos seus cachorros, uma vez por dia, pode beneficiar imensamente o seu sistema imunitário, fazendo com que se tornem menos vulneráveis a determinadas doenças, e ganhem uma energia incomparável. Para a  confecção destas refeições cruas, só têm de usar de usar um pouco de criatividade e bom senso, e tentar fazer uma mistura o mais diversificada possível dos alimentos: Legumes crus + um pouco de carne crua + algumas frutas, pode ser tudo o que o seu cachorro precisa para aumentar as suas probabilidades de ter uma vida mais longe e mais saudável.

Antes de iniciarem este novo processo de alimentação, é importante que consultem um veterinário, de forma a aconselharem-se sobre possíveis restrições alimentares, que possam estar relacionadas com a raça do cachorro, ou com o seu estado de saúde.

Raças Alimentadas Naturalmente ha decadas nos EUA e Leste Europeu com enorme êxito:

Chow Chow


Pode-se dizer que, assim como os Huskys, estes cães possuem um temperamento muito típico, que mais se assemelha ao de um gato do que propriamente ao de um cachorro “normal”. O Chow Chow é um cão muito dependente, que não tem por hábito dar grandes demonstrações de afecto. Com um ar ligeiramente apático, o Chow Chow pode, facilmente, passar aos menos informados uma imagem pouco amigável de si mesmo, que mais não é do que uma característica inata da raça. Ao contrário da maioria dos cachorros, e em semelhança com a maioria dos gatos, esta raça não costuma demonstrar grande dependência do seu dono, sendo um cão que adora estar por sua conta.

O Chow Chow pode ser usado tanto para cão de companhia, como para cão de guarda, e também como cão de trabalho. Apesar do seu aspecto não muito ameaçador, o chow chow pode ser um cão de guarda muito activo e dedicado, com um temperamento muito forte e sempre atento àquilo que o rodeia.

Altura: 45-55cm

Peso: 20-30kg

Longevidade: 15 anos

Dálmata
 

Pela frequente associação com a famosa série da Disney “Os 101 Dálmatas”, esta raça de cachorros, rapidamente se tornou numa das favoritas dos mais pequenos. E com razão, pois o Dálmata é um excelente  cão de companhia, e altamente recomendável a quem quer um cão que consiga enquadrar-se da melhor forma num típico ambiente familiar.

Apesar da ausência de certezas, pensa-se que este cão teve a sua origem na croácia, onde era commumente adoptado como raça de companhia e guarda daquelas que eram as classes nobres da época.

O Dálmata é principalmente caracterizado pelo seu padrão manchado, que faz desta uma raça inconfundível, e cujo os pormenores estéticos são bastante apreciados.  Não sendo excessivamente grande, o Dálmata é um animal que se adapta bem à vida num apartamento.

Apesar de poder ser um pouco desconfiado com desconhecidos, o Dálmata é, a nível geral, um cão amistoso, sendo maioritariamente utilizado como cão de companhia. Apesar disso, o seu feitio desconfiado também lhe confere boas aptidões para a exercício de actividades de guarda.

Altura: 54-61 cm

Peso: 24 -32 kg

Longevidade: Cerca de 12 anos

Fox Terrier


Originário da Grã-Bretanha, o Fox Terrier é muito conhecido por, durante o Séc. XIX ter sido muito utilizado na exterminação de ratos. Como exímio caçador que era, para além da perseguição a ratos, o Fox Terrier também marcou uma forte presença no mundo da caça à Raposa, devido ao seu tamanho e espectacular agilidade, o que lhe permitia infiltrar-se nas tocas das raposas, de forma a obrigá-las a sair de lá.

O Fox Terrier é um verdadeiro amante da brincadeira, cujo a energia, por vezes, se torna difícil de acompanhar. É um verdadeiro cão de família, extremamente sociável, que não suporta estar só. Devido à sua imprevisibilidade e energia descontrolada, o Fox Terrier pode não ser o mais indicado para crianças muito pequenas, havendo uma boa possibilidade de se magoarem ao brincarem com eles.

Altura: 35-40cm

Peso: 7-8 kg

Longevidade: Pode facilmente chegar aos 15 anos.

Husky Siberiano

O Husky Siberiano é uma das Raças de Cachorros mais independentes que alguém pode adquirir. Eu diria até que é a Raça cujo o temperamento mais se assemelha ao de um gato.

 


Originariamente um cão utilizado para puxar trenós e grandes cargas, o Husky é um animal extremamente activo, com uma excelente predisposição para o trabalho, e que adora e necessita de socializar com outros da mesma espécie.

Apesar de um excelente cão de família, o seu carácter meigo faz dele um péssimo cão de guarda, e a sua natureza independente faz dele um cachorro capaz de frustrar aqueles que gostariam de ter um cão altamente treinado, capaz de executar as mais diversas tarefas.

Tamanho: 53-60cm machos; 50-56cm fêmea

Peso: 20 a 28 kg Machos; 15 a 23 kg fêmeas.

Carácter: Meigo, reservado, desconfiado, calmo.

Dogo Argentino

 

Originário de cobra de cobra, este lindo exemplar canino, de pêlo curto e claro, é conhecido pela sua outrora excelente habilidade na caça a javalis e a pumas. Referir animais como Puma e Javali, já é mais do que o suficiente para que as pessoas fiquem com uma ideia do quão competente e corajoso este cão é, para ter sido utilizado na caça de animais tão perigosos.

Hoje em dia, já não tanto utilizado na caça, o Dogo Argentino revela-se num cão preparado para o desempenho das mais variadas e nobres tarefas, como é um caso de acções de busca e salvamento e guia de cegos. Para além disto, o Dogo Argentino é ainda uma das raças mais competentes, no que toca ao desempenho de actividades baseadas em guarda e protecção.

Em termos de aspecto físico, estas raças de cachorros são caracterizadas por uma formação craniana semelhante à de outras raças, como o Bulldog e o Boxer. É um cão de porte grande e pelagem curta, sempre de cor branca.

Altura: 60 a 68 cm machos; 60 a 65cm fêmeas.

Pastor Belga

 


Extremamente inteligente, ternurento, atento, curioso e sociável. Estas são apenas algumas das características que melhor definem estas raças de cachorros.

De estatura mediana, aspecto que relembra o de um lobo e pelo bastante comprido, o pastor belga equipara a sua beleza à sua utilidade, uma vez que é um cão multi-funcional, capaz de actuar como cão de salvamento, cão de guarda, guia para cegos, cão polícia e também um excelente animal de família.

 


Chihuahua

 

Não só, muito provavelmente, o cão mais pequeno do mundo, esta raça é, também, a mais popular de todas, entre as raças miniatura. Extremamente apreciado pelo seu pequeníssimo porte, o Chihuahua é o cão de eleição daqueles que pretendem adquirir um animal não muito trabalhoso e de pequeno porte, que se adapte bem à vida em casas com uma área muito limitada.

Sendo um cão que ladra muito, poderá surtir alguma eficácia na dissuasão de possíveis ameaças, e por esta razão pode ser considerado um cão de guarda bastante razoável. Obviamente, apenas como forma de alarme, e não de defesa física directa do seu território, visto que o seu pequeno porte não o permitiria.

O Chihuahua é um cão extremamente apegado ao seu dono, podendo até ser considerado um pouco possessivo. Necessita de muita atenção, mas é um cão extremamente dócil ideal para qualquer casa de família.

Altura: 15-22 cm

Peso: 1- 3 kg

Longevidade: 20 anos

Samoyedo

O nome “samoyedo” deriva do nome daquela que foi a responsável pela criação desta raça: A tribo Siberiana Samoyedo. Originalmente era usado por esta tribo como cão de companhia, mas também como cão pastor.

Fraco como cão de guarda, mas excelente como cão de companhia. A sua docilidade faz dele um cão extremamente sociável, sem qualquer tendência para a agressividade.

Devido à sua densa pelagem, o Samoyedo é um cachorro que requer cuidados redobrados, de forma a mantê-lo com um aspecto limpo e cuidado. Se não está disposto a dedicar várias horas do seu tempo a escovar e a tratar do pêlo deste animal, certamente que o samoyedo não é o cão ideal para si.

Altura: 45-50cm

Peso: 23-30kg

Longevidade: 12 anos

Doberman

 

Pensa-se que o doberman seja o resultado de uma série de cruzamentos entre diversas raças, efectuados na Alemanha, por Louis Doberman, nos finais do séc XIX. Apesar de não existirem dados concretos, pensa-se que, algumas das raças que poderão ter estado na origem do Doberman, sejam: O Rottweiler, o Pincher Alemão e o Manchester Terrier.

Extremamente inteligente, fácil de educar e de temperamento forte, são talvez as características que melhor definem o Doberman. Com uma predisposição inata para a defesa do território, o Doberman é um cão que não precisa de ser educado para, aquando a presença de uma ameaça, adoptar uma postura de guarda, que o levará, se necessário, a dar a vida para defender o aquilo que é seu.

Para além de um dos melhores cães de guarda que alguém poderá adquirir, o Doberman pode ser um cão extremamente amistoso com os seus, e também com os de fora, desde que exposto a um ambiente sociável logo desde novo. Por esta razão, o Doberman é, também, e ao contrário do que muita gente poderá pensar, um excelente cão de companhia.

Altura: 63-73 cm

Peso: 32-45 kg

Longevidade: 12 anos

SAIBA MAIS:


 

  • CÃES    F:              55 011 9386 8744        
  • GATOS F:              55 011 8485 4545       
  • GERAL  F:              55 011 4684 1047       


 

PETCLUBE

Amichettibullys & AMICAT´S Bengal Maine Coon Ragdoll Exótico

Villa Amichetti- Paraíso Ecológico- uma forma sustentável de ConViver.

Rod. Régis Bittencourt, km 334, apenas 40 min. de SP-Juquitiba .

Agende uma agradável visita para adquirir seu filhote e faça belo passeio no santuário ecológico com a  Mata Atlântica  preservada.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar