Filhotes de cães e gatos - Canil e Gatil

Notícias

TAA - Terapia Assistida por Animais


TAA - Terapia Assistida por Animais
Os animais domésticos além de serem excelentes companheiros, trazem grandes benefícios para o homem
Amichetti BULLDOG TERAPIAQuem, na infância, não quis ter um animalzinho de estimação em casa? É sempre gratificate a companhia de um animal de estimação, as alegrias do contato com os bichos e seus benefícios vão muito além dos aspectos do que chamamos interação homem-animal.
Cães, gatos peixes, passarinhos,cavalos e todos os animais de estimação que criamos, apesar de parecerem simples caprichos dos donos, são extremamente úteis para as pessoas e para a sociedade. Um estudo publicado pelo Britsh Journal da Royal Society of Medicine indica que, ao adquirir um cão ou gato, o dono reclama com menos freqüência de pequenos problemas de saúde e desfruta de melhor qualidade de vida do que pessoas sem animais de estimação. Apenas a presença de um animal de companhia pode reduzir a pressão sangüinea,o contato afetivo,a alegria, e os exercício diários por conta das caminhadas com o animal vale para todos os donos resposáveis de cães interessados em previnir doenças cardíacas. Estes também contribuem para a educação de uma criança tanto em casa quanto na escola. Eles aumentam a auto-estima da criança, melhoram sua integração na sala de aula incentivam o contato social com outras crianças e aumentam sua vontade de aprender.O simples fato de observar peixes num aguário tranquiliza o cérebro, o que acalma e diminui o extres. Cavalos são utilizados para ajudar pessoas com deficiencia motora a ter  equilibrio e mesmo a andar.
 A TAA - Terapia Assistida por Animais- já é realidade em vários países, e vem comprovando que os bichos colaboram muito no tratamento de doenças auxiliando na recuperação de pacientes.Esse trabalho vem sendo implantado também no Brasil.  O animal é um amigo do homem e muitas vezes um parceiro valioso, pois ele trabalha como co-terapeuta e junto de profissionais ligados a saúde, como fisioterapeutas, psicologos, pedagogos são utilizados para incrementar o tratamento de seus pacientes. A Terapia Assistida por Animais -TAA- funciona da seguinte maneira:Com os idosos ou criança com problemas motor, o fisioterapeuta  pode adotar a ajuda de um cão nos exercícios de recuperação de movimentos, o que poderia ser sacrificante torna-se prazeroso e divertido ao ter que escovar o animal, por exemplo.
 
Relação entre homem e animal traz benefícios

Ter um bicho em casa proporciona um ambiente agradável e pode melhorar a qualidade de vida de ambos.


Os três cães que fazem parte da família de Rosimeire
BRUNA GONÇALVES

“Desde pequena tenho bichos. Hoje não consigo me imaginar sem eles, porque fazem parte da minha família”, afirma a administradora de vendas de São Bernardo, Rosimeire Cantero Torres, 46 anos, que tem 17 animais (5 chinchilas, 4 gatos, 4 pássaros, 3 cachorros e um peixe) em casa.

A psicóloga de Santo André Madalena Cabral Rehder explica que ter um bicho de estimação em casa é benéfico, porque proporciona um ambiente agradável. “A alegria, a descontração das brincadeiras, o sentimento de proteção, como também a percepção de que algo não está bem são alguns dos benefícios.”

Todas essas características estão presentes na casa da funcionária pública de São Paulo, Karina Chamklidjian, 30 anos. A paulista conta que a companhia da cadela Janis é essencial. “O animal faz com que admiremos a inteligência e perfeição da natureza. Só a sua presença reduz desentendimentos, traz alegria, senso de responsabilidade e até consolo em momentos difíceis”, explica.

Ela acredita que Janis corresponde a seu afeto. “Todos os dias quando chego tenho uma recepção festiva, quanto vejo televisão ela deita no meu colo, quando estou andando pela casa ela me segue o tempo todo”, diz Karina, que é conhecida no condomínio onde reside como a “dona da Janis”.

Ela está correta. De acordo com o veterinário da Universidade Metodista de São Paulo Milton Kolber, um animal que recebe carinho do dono, o corresponde à altura. Além disso, essa relação entre homem e animal é extremamente proveitosa para a saúde dos bichinhos. "Sabe-se que a imunidade, ou seja, a capacidade do organismo em defender-se das agressões externas como bactérias e vírus, fica muito mais apurada quando o mesmo é cercado de carinho e de amor. Claro que a medicação e as técnicas de cura são fundamentais, mas a resposta do animal é com certeza é definida pelo ambiente e com as pessoas que o mesmo convive", explica.

Mas a saúde dos donos desses animais também melhora com essa troca afetiva. Karina conta que a dela melhorou. “Minha saúde melhorou muito. Incrivelmente, não só as minhas crises alérgicas escassearam como o meu condicionamento físico, por conta dos passeios com a Janis", ressalta.

Para Rosimeire não é diferente. “Todos os dias que eu chego mesmo que estressada ou cansada ao ver os meus bichos é como se fosse um terapia. Ter um dos meus gatos enroscados no meu pé, um abanar de rabinho ou latidos dos cães não tem preço”, diz.

Apego excessivo - Os especialistas explicam que quando as pessoas tratam os animais como se fosse filhos ou o elo se torna muito forte entre eles deve se tomar certos cuidados. “É preciso fazer a distinção entre as espécies, para que possam aprender a cuidar da forma correta. Senão pode até adoecer um animal, por querer que ele seja uma espécie que é não é”, ressalta a psicóloga.

Além disso, ela explica que o apego excessivo ao animal pode trazer problemas como qualquer outro da vida da pessoa. “Ciúmes, agressão, exagero no cuidado, estresse pelos cuidados excessivos. Se a pessoa age assim, o animal não busca pelas ações livremente e acaba por não desenvolver os hábitos próprios.”

O veterinário complementa que as conseqüências desse apego vão além. “É aquela frase que diz que tudo que é demais não serve. Isto se aplica também ao animal, porque carinho excessivo resulta em mimo e desobediência.”

Terapia assistida por cães traz benefícios para saúde e qualidade de vida dos pacientes

Os cães na sociedade moderna deixaram de ser considerados apenas como os melhores amigos do homem, para se transformarem em grandes aliados nas terapias, trazendo benefícios para a saúde e qualidade de vida dos pacientes. Muitos estudos têm demonstrado a importância do animal de companhia para as pessoas da terceira idade. A simples presença do animal de estimação pode reduzir a pressão sangüínea, o que justifica o alto índice de sobrevivência de donos de animais um ano depois de terem sido vítimas de ataque cardíaco.

Pesquisas comprovam a utilidade - e, na maioria dos casos, o sucesso - do animal como co-terapeuta, no tratamento de doentes psíquicos que não se comunicam, crianças hiperativas ou agressivas, portadores da síndrome de Down, pacientes de Alzheimer, pacientes com problemas neurológicos e deficientes físicos.

Na Europa, 30% das terapias de recuperação utilizam animais. Em San Francisco, nos Estados Unidos, existe um programa em que cães e gatos oferecem conforto a pacientes terminais de Aids. A presença de animais repercutiu na melhoria do ambiente de trabalho nas enfermarias, beneficiando a equipe médica.

Os amantes de animais de Taiwan estão tentando salvar a vida de cães abandonados utilizando-os como cães de terapia.Segundo o jornal Straits Times, os defensores pretendem ajudar Taiwan a se livrar da reputação de “inferno na terra” para os cães de rua.

Dezenas de cães foram recrutados pelo Dr Dog Programme de Taiwan, iniciado em 1999 pela Animals Asia Fundation (AFF), de Hong Kong, uma entidade especializada em programas de terapia animal assistida para pessoas que sofrem de males fisiológicos ou psicológicos.

Chen Mei-ju, enfermeira-chefe do asilo Hang An Nursing Home for Senior Citizens, diz que os cães de terapia fazem mágicas com os idosos, ajudando-os a rir e interagir com os outros novamente. "O mais importante é que os cães ajudam a aumentar a "mobilidade" dos residentes", relata.

Outras instituições médicas de Taiwan que participam do programa relataram ainda uma diminuição no nível de estresse dos pacientes. Dos 40 cães treinados da Dr Dogs, que passaram por 10 semanas de treino intensivo de obediência, passaram por dois testes de aptidão e ainda foram submetidos a internato de oito horas, 80% foram um dia cães de rua abandonados.

No Brasil, a atividade assistida que envolve o cão com seu condutor em atividades sociais, distração, recreação e integração, visando o bem estar e a melhora da qualidade de vida do paciente, esta sendo desenvolvida pela Equipe TAC, formada pelos profissionais : Marco Corrêa (presidente), Vinicius F. Ribeiro (diretor técnico), Luisa C.A.Penteado ( psicóloga clínica) e Miriam A. Santos ( veterinária). Este trabalho vem demonstrando sua eficácia nas áreas de fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, enfermagem e pedagogia. Utilizando o cão como motivador, o processo terapêutico e educacional tornar-se mais efetivo e prazeroso.


Benefícios:

- Desperta o amor incondicional e sem preconceitos

- Motiva a participação nas sessões terapêuticas

- Facilita a relação paciente / terapeuta

- Altera o ambiente terapêutico

- Incentiva a projeção de sentimentos

- Incentivo a leitura e escrita

- Indica distúrbios emocionais e cognitivos

- Auxilia na integração social

- Tornar-se um instrumento lúdico


A Equipe TAC desenvolve suas atividades nas seguintes áreas:

- Parceria nos atendimentos de Psicologia, Fisioterapia e Educação Assistida por Cães;

- Treinamento de equipe multidisciplinar;

- Aquisição e educação do animal terapeuta;

- Implantação da TAA em clinicas e consultórios;

- Supervisão terapêutica e condução do animal nos atendimentos da Terapia Assistida por Cães


Etapas do processo :

- Zoonoses: rígido controle veterinário através de avaliação, exames periódicos e vacinas

- Comportamento: seleção comportamental, treinamento e adestramento constante

- Alergias: avaliação prévia dos participantes

- Fobias : dessensibilização


Projetos em ação:

1) Projeto Recanto da Vovó

- Investidor social: Intervet Shering –Plough

- População atendida : idosas residentes na Sociedade de Assistência Social “Recanto da Vovó”

- Atendimento: fisioterapia e psicologia assistidas por cães , duas vezes por semana , sessões em grupos de quinze idosas

2)Projeto cães e crianças autistas:

- Instituição parceira: Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP)

- População atendida : crianças autistas pacientes do ambulatório de psiquiatria

- Atendimento: atividade assistida por cães realizada na sala de espera do ambulatório pediátrico para crianças autistas.

 

Fonte: Animalivre

SAIBA MAIS:


 

  • CÃES    F:55 011 9386 8744 
  • GATOS F:55 011 8485 4545
  • GERAL  F:55 011 4684 1047


 

PETCLUBE

Amichettibullys & AMICAT´S Bengal Maine Coon Ragdoll Exótico

Villa Amichetti- Paraíso Ecológico- uma forma sustentável de ConViver.

Rod. Régis Bittencourt, km 334, apenas 40 min. de SP-Juquitiba .

Agende uma agradável visita para adquirir seu filhote e faça belo passeio no santuário ecológico com a  Mata Atlântica  preservada.


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar